A importância do Board Review na eficácia estratégica do Conselho de Administração

Falar de Corporate Governance vai muito além das regras, estruturas e condutas! É refletir sobre como uma organização se relaciona com seus diversos stakeholders, como garante transparência, responsabilidade e eficácia na gestão e, como implementa mecanismos sólidos de controlo — como auditoria, compliance e gestão de risco.

Dentro deste universo, um dos elementos essenciais para assegurar a qualidade da Governance é o processo de Board Review, ou Revisão do Conselho de Administração.

O Papel central do Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão máximo de supervisão estratégica de uma organização. Ele é responsável por definir o rumo estratégico da empresa, monitorar a atuação da Comissão Executiva e garantir a boa relação com os stakeholders internos e externos.

O CA funciona como um Conselho de Supervisão, cuja eficácia tem impacto direto sobre a reputação, valorização no mercado e a sustentabilidade da organização a longo prazo.

Para que esse órgão cumpra a sua missão com excelência, é necessário assegurar que o próprio Conselho está a funcionar de forma eficaz, coesa e alinhada com os objetivos estratégicos da organização e, é justamente neste contexto, que entra o processo de Board Review como a peça fundamental para a reflexão, avaliação e melhoria contínua do Conselho.

O que é o Board Review e qual a sua importância?

O Board Review é uma revisão ou avaliação estratégica e holística das práticas e do funcionamento do Conselho de Administração. O seu propósito é assegurar que o Conselho está nas condições ideais para enfrentar desafios estratégicos, liderar, supervisionar e agregar valor à organização.

O processo de avaliação da composição, competências e performance do Conselho debruça-se em detalhes como avaliar as competências individuais dos membros do Conselho, se o background é diversificado, as experiências e perspetivas, assim como, as dinâmicas de grupo e o processo de tomada de decisão.
 

De seguida, destacamos os principais benefícios do Board Review:

1. Melhoria da eficácia do Conselho

O Board Review permite identificar os pontos fortes, fracos e lacunas na composição, estrutura e processos do Conselho, levando a ajustes que aumentam a sua capacidade de tomada de decisão e supervisão da gestão executiva.

2. Alinhamento com os objetivos estratégicos

O processo avalia até que ponto o Conselho de Administração está alinhado com os desafios e metas estratégicas da organização, garantindo que o foco está nas prioridades corretas e, contribuindo de forma efetiva para o sucesso do negócio. Neste ponto são avaliadas as práticas de Corporate Governance, o grau de envolvimento na definição da estratégia da organização e, a eficácia do processo de supervisão e prestação de contas.

3. Fortalecimento da Governance Corporativa

A prática regular do Board Review fortalece os princípios de transparência, ética e responsabilidade, pilares da Corporate Governance, protegendo os interesses dos acionistas e das partes interessadas.

4. Identificação de riscos e oportunidades

Além de supervisionar riscos já conhecidos, a revisão permite detetar riscos ocultos relacionados à Governance e identificar oportunidades e áreas de melhoria nos mecanismos de controlo e gestão.

5. Comunicação eficaz e confiança no mercado

O compromisso com um processo de Board Review criterioso e objetivo do desempenho do Conselho fortalece a comunicação interna entre Conselho e Gestão, bem como a transparência externa perante acionistas e investidores. Como resultado ajuda a construir confiança e credibilidade, essenciais para a reputação positiva e valorização nos mercados, que influencia diretamente a capacidade de financiamento da organização.

6. Desenvolvimento dos Membros do CA

Ao fornecer feedback coletivo do funcionamento do Conselho, o Board Review contribui diretamente para o desenvolvimento profissional dos membros do Conselho, promovendo a aprendizagem contínua e evolução das competências técnicas e comportamentais.

Como deve ser conduzido o Board Review?

O Board Review deve ser realizado de forma independente e construtiva, totalmente imparcial e objetivamente, com foco na avaliação do funcionamento coletivo do Conselho, na contribuição de cada membro e nas lacunas de competências estratégicas – como perfis tecnológicos, compromisso com ESG, inovação, diversidade no CA, além de identificar oportunidades de melhoria das práticas de Corporate Governance.

O ideal é que seja realizado anual ou bi anualmente ou, em setores como a banca, pelo menos uma vez por mandato. Deverá ser realizado por consultores externos especializados em Governance para garantir objetividade e, inclusive, por comités internos de avaliação, compostos por membros independentes.

Mais do que uma formalidade, o Board Review é uma ferramenta poderosa de criação de valor. Ele ajuda a garantir que o Conselho de Administração funcione com eficácia, esteja alinhado com os objetivos da empresa e pratique uma Governance sólida e ética.

Ao investirem no Board Review, as organizações fortalecem a sua reputação, aumentam a confiança do mercado e posicionam-se de forma mais competitiva e sustentável a longo prazo.